Dicas para alavancar sua carreira como programador
Por: cesar maia | 6 de junho de 2024
A carreira de programador é uma das mais valorizadas no setor de TI, de modo geral. Entretanto, por mais que o mercado de tecnologia seja rico em oportunidades, é importante estar sempre atualizado e se posicionar de forma competitiva para aproveitar as melhores possibilidades.
Quando falamos em programação, estamos nos referindo a uma área de extrema competitividade, afinal, as empresas buscam sempre contar com os melhores profissionais. Sendo assim, além de aprender programação, é fundamental estar sempre atento a caminhos que podem alavancar consideravelmente sua carreira e te colocar em uma trilha de sucesso.
Não sabe do que estamos falando? Escrevemos este conteúdo especialmente para te mostrar formas de crescer na carreira e se tornar o programador que toda empresa gostaria de contar. Continue a leitura.
Fique fora da zona de conforto
Quem de fato quer viver um upgrade na carreira, precisa olhar além. É importante ter uma dose saudável de ambição e buscar objetivos novos na carreira. Para isso, é importante não cair no comodismo.
Aprender uma nova linguagem de programação, metodologia de trabalho ou qualquer nova tecnologia que seja fará uma enorme diferença no desenvolvimento da sua carreira como programador.
Por isso, busque sempre aprender algo novo e se desafie. Sair da zona de conforto pode te abrir muitas outras portas.
Busque se destacar em uma área ou linguagem específica
Ter noções básicas e ter um pouquinho de teoria sobre tudo nem sempre te levará aos lugares que almeja. Vale lembrar que outros programadores também possuem conhecimentos genéricos acerca da programação.
Sendo assim, é muito importante conhecer e se aprofundar em uma área específica, ou em uma linguagem de programação. Se, por exemplo, você focar em JavaScript e conseguir um domínio de destaque nessa linguagem, será mais fácil chamar a atenção de boas oportunidades no mercado.
Em outras palavras, é bom aprender diferentes linguagens e tecnologias, mas é importante se aprofundar em no mínimo uma para de fato conseguir ocupar lugares de destaque. Sair da superficialidade é um excelente passo.
Desenvolva soft skills
Se por um lado é fundamental estar sempre trabalhando as hard skills (habilidades técnicas), esquecer de desenvolver soft skills (habilidades comportamentais) é um desperdício enorme de oportunidades.
Atualmente, o mercado não olha somente para aquilo que o programador consegue entregar tecnicamente. Muitas empresas, parceiros e clientes optam por trabalharem com profissionais que também se destacam por terem competências como:
- Liderança;
- Inteligência Emocional;
- Criatividade;
- Trabalho em equipe;
- Comunicação; entre outros.
Cuide de suas finanças e tarefas contábeis
Independente se o seu modelo de serviço seja PJ ou freelancer, a rotina de um programador envolve uma série de tarefas de um alto nível de complexidade, o que exige tempo e dedicação. Por isso, gerenciar o tempo de trabalho é fundamental.
Vale lembrar que nem todo programador possui o conhecimento técnico necessário para realizar algumas demandas de contabilidade e acabam cometendo erros que podem gerar prejuízos financeiros e dores de cabeça. Esse tipo de problema tira completamente o foco do programador.
Diante disso, para quem deseja economizar tempo com processos burocráticos e não correr riscos, vale muito a pena contar com uma consultoria de contabilidade especialista no atendimento a programadores.
Além de ajudar muito na sua carreira, você terá o apoio de quem entende de todas as suas obrigações fiscais e ainda reduzirá gastos, evitando penalidades e multas.
Estude inglês
O inglês é peça fundamental quando o assunto é programação, afinal, a maior parte dos documentos técnicos, tutoriais, livros, ferramentas e metodologias estão em inglês. De certa forma, quem trabalha no setor de tecnologia, por se envolver diariamente com o idioma, acaba criando uma familiaridade com grande parte dos termos.
Entretanto, se você deseja impulsionar sua carreira como programador e se destacar cada vez mais no mercado, estudar inglês pode fazer toda a diferença.
Interaja com desenvolvedores mais experientes
Ao longo da carreira, é importante que o desenvolvedor tenha foco e disciplina para aprender e se atualizar sozinho, entretanto, se engajar com outros programadores mais experientes e participar de comunidades pode ser um diferencial.
Quando você interage com programadores mais experientes, você pode tomar conhecimento de novas tecnologias, métodos e soluções que farão a diferença no seu dia a dia. O apoio de um “tutor” te ajudará a amadurecer como Dev. Com o passar do tempo, você estará resolvendo problemas cada vez mais complexos de forma ágil e eficiente.