--> --> --> -->

Quais os principais desafios na carreira de desenvolvedores freelancers e PJ?

Por: cesar maia | 6 de junho de 2024

A carreira de desenvolvedor freelancer ou PJ (Pessoa Jurídica) tem sido uma escolha cada vez mais popular entre desenvolvedores de software em todo o mundo. No entanto, essa opção de carreira também apresenta seus desafios. Além de ser responsável por encontrar e gerenciar seus próprios clientes, os desenvolvedores freelancers e PJ também enfrentam desafios relacionados à contabilidade, marketing e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Muitos Devs recém formados ou até mesmo profissionais mais experientes no mercado optam por trabalhar como PJ ou como freelancer em busca de maior flexibilidade, autonomia, maior controle de carreira e até mesmo remuneração. Entretanto, assim como em outros modelos, para obter sucesso nesse caminho, é preciso estar atento a uma série de práticas e responsabilidades.

Criamos este conteúdo especialmente para falar sobre alguns dos principais desafios enfrentados por esses profissionais e como superá-los para ter sucesso em suas carreiras como desenvolvedores de software. Continue a leitura.

Por que desenvolvedores optam por trabalhar como PJ ou freelancer?

Como mencionamos na introdução, há várias razões pelas quais muitos desenvolvedores estão optando por trabalhar como freelancer (trabalhador autônomo) ou como pessoa jurídica (PJ), em vez de trabalharem como funcionários em tempo integral. Podemos listar alguns motivos mais comuns, como:

Flexibilidade

Trabalhar como freelancer ou PJ pode oferecer uma maior flexibilidade em termos de horário de trabalho e localização. Os desenvolvedores podem escolher os projetos nos quais desejam trabalhar e ajustar seu horário de trabalho de acordo com suas preferências pessoais, o que pode ser atraente para aqueles que buscam um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Autonomia

Trabalhar como freelancer ou PJ permite que os desenvolvedores tenham mais autonomia em seu trabalho. Eles podem tomar suas próprias decisões sobre os projetos em que desejam trabalhar, a abordagem que desejam adotar na resolução de problemas e as ferramentas e tecnologias que desejam utilizar.

Variedade de projetos

Trabalhar como freelancer ou PJ pode oferecer aos desenvolvedores a oportunidade de trabalhar em uma variedade de projetos em diferentes setores e com diferentes tecnologias. Isso pode ajudá-los a expandir suas habilidades e conhecimentos em comparação com um trabalho em tempo integral em uma única empresa, onde podem estar limitados a um conjunto específico de tarefas.

Remuneração

Muitos desenvolvedores optam por trabalhar como freelancer ou PJ porque a remuneração pode ser potencialmente mais alta do que em um trabalho em tempo integral. Como freelancer ou PJ, eles têm a capacidade de negociar suas próprias taxas e podem ter a oportunidade de ganhar mais em projetos bem-sucedidos ou de alto valor.

Controle sobre a carreira

Trabalhar como freelancer ou PJ pode oferecer aos desenvolvedores um maior controle sobre sua carreira. Eles podem escolher os clientes e projetos que desejam trabalhar, definir seus próprios objetivos e criar seu próprio caminho profissional, em vez de se submeterem à estrutura e hierarquia de uma empresa.

No entanto, é importante notar que trabalhar como freelancer ou PJ também apresenta desafios, como a necessidade de gerenciar suas próprias finanças, impostos e benefícios, além de lidar com a incerteza em termos de fluxo de trabalho e projetos.

Por isso, é importante que cada profissional avalie cuidadosamente suas próprias circunstâncias e preferências antes de decidir se o trabalho como freelancer ou PJ é adequado para eles.

Desafios na carreira de um desenvolvedor PJ ou freelancer?

Entre os desafios que os desenvolvedores freelancers e PJ podem enfrentar ao trabalhar de forma independente, destacamos:

Encontrar e gerenciar clientes

Ao trabalhar como freelancer ou PJ, é necessário encontrar seus próprios clientes e gerenciá-los de forma eficaz para garantir uma renda constante. Isso pode ser um desafio, especialmente no início da carreira.

Por isso, é importante desenvolver habilidades de marketing pessoal para se promover e encontrar novos clientes. Isso pode ser um desafio para aqueles que não têm experiência em marketing.

Gerenciar tempo e trabalho

Quando se trabalha como freelancer ou PJ, é fácil se deixar levar pelas demandas e trabalhar horas extras. Isso pode levar a um desequilíbrio entre trabalho e vida pessoal, o que pode levar a problemas de saúde e bem-estar.

Definir preços e lidar com contabilidade

Como freelancer ou PJ, é necessário definir seus próprios preços e lidar com questões financeiras, como impostos e contabilidade. Isso pode ser complicado e pode ser um desafio para aqueles que não têm experiência em gerenciamento financeiro.

Para poder se sentir seguro e focar apenas na gestão do trabalho, muitos desenvolvedores PJ e freelancer optam por contar com uma contabilidade especializada em desenvolvedores.

A ajuda de especialistas em contabilidade para Devs pode ser determinante no sucesso da sua carreira, afinal, além de resultar em um controle mais preciso de suas responsabilidades financeiras, você terá mais tempo para focar nos projetos.

Manter-se atualizado com as tendências e tecnologias

Além de aprender a programar softwares, é importante manter-se atualizado com as últimas tendências e tecnologias. No entanto, quando se trabalha de forma independente, pode ser fácil ficar para trás em relação aos avanços da indústria. Por isso, é fundamental estar sempre se atualizando, consumindo conteúdos, participando de comunidades e até mesmo aprendendo com profissionais mais experientes.

Desenvolver soft skills

Trabalhando a maior parte do tempo sem estar necessariamente em comunicação com uma equipe, pode ficar mais complicado desenvolver soft skills importantes para o mercado, como: comunicação, liderança, inteligência emocional, entre outros.

Sendo assim, mesmo trabalhando de forma independente, é importante nutrir conexões, se aprofundar em novos conteúdos, investir em mentorias e, quando tiver oportunidade, trabalhar bem em equipe, extraindo o máximo que puder da experiência de outros profissionais.

Esperamos que este conteúdo tenha feito sentido para você. Siga de olho em nosso blog para mais artigos como esse.